Acadêmicos da Faculdade de Medicina Campus Aparecida publicam artigo

Publicado em: 09-07-2020

"Sexualidade na Terceira Idade e Educação em Saúde:  Um Relato de Experiência" foi o tema do artigo desenvolvido pelos acadêmicos do 6° período da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde-UniRV (campus Aparecida) 
Isadora Carolina Calaça de Lima, Sarah Larissa Reis Fernandes e Heloísa Silva Guerra em parceria com estudantes Guilherme Roberto Naves Miranda (Uniderp) e Rayana Gomes Oliveira Loreto ( PUC- GO) 
 
O desenvolvimento do artigo faz parte das ações realizadas na disciplina Medicina Integrada a Saúde na Comunidade (MISCO) que trabalha conteúdos relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e permite aos acadêmicos a vivência em cenários reais de atuação em Saúde Coletiva, com enfoque na Atenção Primária à Saúde. 
 
A atividade realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) contou com 30 participantes, sendo 21 mulheres e 9 homens, além dos 22 discentes envolvidos e a equipe da Unidade.
 
Resumo do trabalho: 
A pirâmide etária mostra um envelhecimento progressivo no mundo. Esse processo envolve aspectos relacionados à saúde, entre eles a sexualidade como variável interferente na qualidade de vida do ser humano. 
Este relato buscou discorrer sobre uma ação de educação em saúde voltada para os idosos, realizada no âmbito da Atenção Primária em Saúde, desenvolvida por estudantes de medicina. A experiência ocorreu por meio de rodas de conversa e aconselhamento acerca do tema sexualidade na terceira idade, abordando assuntos referentes aos preconceitos e tabus nessa fase, além das mudanças decorrentes do envelhecimento e alertas sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Dessa forma, a dinâmica estabelecida teve como foco principal contribuir para o empoderamento dos idosos, tornando-os capazes de discernir os mitos e estereótipos da sexualidade, bem como instruir quanto aos riscos e as formas de prevenção às ISTs.
 
Confira o artigo completo aqui.