Grupo de Pesquisa do Curso de Pedagogia da UniRV se reúne

Publicado em: 02-03-2020


O Grupo de Pesquisa da Faculdade de Pedagogia da Universidade de Rio Verde – UniRV se reuniu no dia 18 de fevereiro para discutir as ações que serão implantadas durante o ano. O encontro contou com a presença do diretor do curso, prof. Dr. José Reinaldo de Araújo Quinteiro, do prof. aposentado, Dr. Alexandre Avelino Giffoni Júnior e dos acadêmicos envolvidos.

O Grupo é coordenado pelo professor Dr. José Carlos Libâneo e tem por objetivo realizar uma pesquisa empírica para identificar e analisar concepções de finalidades educativas da educação escolar expressas por diferentes agentes sociais, envolvendo dois grupos: professores, futuros professores, formadores de professores do Ensino Fundamental; e agentes sociais não diretamente ligados à educação escolar. A atividade envolverá 10 escolas das cidades de Goiânia; Hidrolândia; Anápolis; Rio Verde e Inhumas.

A pesquisa compõe-se de dois blocos conjugados entre si. No primeiro são previstas o levantamento e análise da documentação científica e governamental sobre a questão das finalidades educativas escolares (Eixo A) e a caracterização sócio histórica e socioeducativa da educação goiana (Eixo B). No segundo bloco, é prevista a coleta e análise de dados para a pesquisa.

O modelo foi derivado de projeto internacional coordenado pela Universidade de Sherbrooke (Quebec, Canadá), intitulado: “Qual escola para o século XXI: uma investigação internacional junto a diferentes categorias de agentes”, idealizado pelo Prof. Dr. Yves Lenoir, caracterizando-se como uma versão brasileira do projeto.
 
Fotos: Faculdade de Pedagogia