Professores e acadêmicos da UniRV publicam artigo em Revista de Curitiba

Publicado em: 06-02-2020


O artigo “Funcionalidade e Qualidade de Vida de Indivíduos com AVC Pós Alta da UTI” desenvolvido pelos professores da Universidade de Rio Verde – UniRV, Me. Renato Canevari Dutra da Silva, Me. Marcelo Gomes Judice junto com os acadêmicos de medicina, Jordana Gaudie Gurian, Marcelo Curi e Larissa de Assis Timpone, além da Fisioterapeuta da Secretaria Municipal da Saúde de Verde, Ana Paula Félix Arantes foi publicado ontem, 05 de fevereiro, na Revista Eletrônica Inspirar – Movimento & Saúde da cidade de Curitiba (PR).

O trabalho foi fruto do Programa Institucional de Bolsas Pesquisador da UniRV e teve como objetivo avaliar a QV e funcionalidade de pacientes com AVCi após alta da UTI e após um mês de alta hospitalar. Com a realização de um estudo observacional longitudinal, como amostra de 42 pacientes com diagnóstico de acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi) após alta da UTI do Hospital Municipal Universitário de Rio Verde (HMURV), que foram submetidos avaliação da QV através do SF-36 e da funcionalidade pelo índice de Barthel em dois momentos: após a alta da UTI e um mês após a alta hospitalar.

O resultado e conclusão do trabalho foram observados médias de escore de SF-36 e IB maiores após um mês de alta hospitalar devido ao retorno do indivíduo a rotina normal e ausência das intervenções da UTI, presença de correlação entre QV, funcionalidade e tempo de permanência em UTI, sendo que quanto maior a estadia pior os escores de QV e de funcionalidade isoladamente; e, por último, ausência de correlação entre a melhoria dos escores de QV e de funcionalidade após alta hospitalar que pode ser explicado pela característica multifatorial de interferência da doença.

O artigo está disponível em PDF e pode ser acessado no Link.