UniRV promove o “II Encontro da Residência Pedagógica e VII Encontro do PIBID”

Publicado em: 04-12-2019


A Universidade de Rio Verde – UniRV promoveu nesta terça-feira, 03, a abertura do “II Encontro da Residência Pedagógica (RP) e o VII Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)”, com a presença de acadêmicos, diretores e professores das Faculdades de Biologia e Pedagogia, além de docentes da Rede Municipal de Educação de Rio Verde, orientadores e preceptores dos dois programas. O evento segue até hoje, 04.

Para dar início às atividades da noite, foram realizadas apresentações culturais com as acadêmicas Débora Pereira da Silva Martins e Heloisa Andrada Ferreira. Compuseram a mesa diretiva, o diretor da Faculdade de Pedagogia, professor Dr. José Reinaldo de Araújo Quinteiro, o coordenador institucional do PIBID, professor Dr. Idalci Cruvinel dos Reis e a coordenadora institucional da Residência Pedagógica, professora Ma. Aparecida Maira de Mendonça Rezende.
 

Mesa diretiva dos trabalhos
 
Em pronunciamento, o professor Dr. José Reinaldo de Araújo Quinteiro agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância do curso de Pedagogia para o processo de estudo e desenvolvimento do ser humano. “Hoje somos mais fortes do que ontem. O nosso curso, em seus 36 anos de existência, preparou centenas de docentes para atuarem na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos tornando partícipes de uma universidade em extensão. Hoje alcançamos a nossa autonomia didático-pedagógica, financeira, patrimonial e administrativa, e não queremos perdê-la. Estamos lutando para isto”, afirmou.   
 
O diretor do curso de Pedagogia, prof. Dr. José Reinaldo de Araújo Quinteiro durante discurso

Após o discurso, aconteceu o lançamento do livro “Diferentes olhares sob os saberes pedagógicos”, organizado pela professora Ma. Deusmaura Vieira Leão em coautoria com os acadêmicos do 6º período de Pedagogia. Em seguida, a palestra “Inteligência Emocional como uma das chaves para a emancipação humana nos espaços escolares” foi ministrada pela professora da rede estadual de ensino, Lívia Mota Martins. E, para encerrar o evento, foi realizada uma mesa de debate coordenada pela discente Evellyn Oliveira Barroso.
 
Nesta quarta-feira, 04, as atividades terão início às 19h, no Centro de Convenções, com a apresentação de 10 comunicações orais e 32 pôsteres sobre as pesquisas realizadas pelos estudantes nas escolas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Município.