Docente apresenta projeto em Congresso Internacional

Publicado em: 21-11-2019


O professor das Faculdades de Design Gráfico e de Interiores da Universidade de Rio Verde – UniRV, Me. Marcelo Augusto Rozan dos Santos apresentou um trabalho de pesquisa durante o XIV Congresso Ibero-americano de Engenharia Mecânica realizado na cidade de Cartagena de Índias, na Colômbia. O evento aconteceu de 12 a 15 de novembro e reuniu participantes do mundo todo.

O projeto “Desenvolvimento de fotografias táteis utilizando as técnicas de engenharias reversas e manufatura aditiva para pessoas portadoras de deficiência visual” foi desenvolvido em parceria com o integrante do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual Paulista, Ruis Camargo Tokamatsu e Luzia Aparecida Dias Lima, do Departamento Pedagógico da Escola Centro de Ensino Especial (Bom Pastor) em Rio Verde.

O trabalho mostrou que, utilizando a técnica de Engenharia Reversa tempo de voo para digitalizar o perfil de um rosto escolhido e a Manufatura Aditiva para fabricar esse perfil digitalizado, foi possível desenvolver tridimensionalmente através de imagens, uma fotografia tátil para que a pessoa portadora de deficiência visual possa tocar, e sentir os detalhes de uma face, que por sua vez, seria impossível em uma fotografia bidimensional demonstrar. Este tipo de tecnologia abre caminhos para novas pesquisas para o desenvolvimento de objetos digitalizados e manufaturados para auxiliar na inclusão do deficiente visual como materiais pedagógicos, impressão de quadros táteis de autores famosos, mapas táteis, entre outros.
 

Fotos: Arquivo pessoal