Grupo de pesquisa tem trabalho premiado em evento nacional

Publicado em: 18-11-2019


O Grupo de Pesquisa “Avanços em Cirurgia e Anestesiologia Veterinária” da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Rio Verde – UniRV teve um trabalho de pesquisa premiado no 9º Congresso Brasileiro de Ensino do Colégio Brasileiro de Cirurgia Veterinária, realizado nos dias 30 de outubro e 1º de novembro, em Campinas/SP.

Sob orientação do prof. Dr. Tiago Luís Eilers Treichel, o título: “Produção de biomodelos em impressora 3D para cascos de bovinos”, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Design recebeu o 1º Lugar e a Menção Honrosa “Professor Walter Octaviano Bernis”, durante a cerimônia de encerramento. Ainda durante o evento, o projeto “Utilização de biomodelos personalizados para o planejamento de órtese visando o tratamento de laminite em equinos” foi apresentado.

O Grupo também participou de outros dois eventos em outubro, em diferentes regiões do país. No dia 22, o acadêmico Diego Silva Lima apresentou o trabalho “Análise microbiológica e física de biomodelos produzidos em manufatura aditiva para uso de próteses e órteses em animais” na 34ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria/RS, onde atualmente realiza um Estágio Supervisionado Obrigatório.

Já no dia 30 de outubro, o título: “Desenvolvimento de órteses e próteses para animais de grande e médio porte utilizando as técnicas de Engenharia Reversa e Manufatura Aditiva” foi apresentado na 6ª Edição do Workshop de Biomateriais, Engenharia de Tecidos e Órgãos Artificiais (6º OBI), na cidade de São Paulo/SP e os avaliadores recomendaram a publicação do artigo em revista internacional e o requerimento de uma patente para o processo apresentado.
 

Fotos: Faculdade de Medicina Veterinária