Curso de Direito realiza simulação de reunião do Conselho de Segurança da ONU

Publicado em: 31-10-2019

  
No dia 26 de outubro, aproximadamente 80 acadêmicos do período noturno da Faculdade de Direito realizaram uma simulação de reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), como parte das atividades desenvolvidas na disciplina “Estágio Supervisionado II” do Setor de Prática Processual Simulada (SPPS), sob orientação da professora Ma. Carolina Merida e coordenação da professora Ma. Renata de Almeida Monteiro.

À ocasião, os discentes defenderam oralmente a posição oficial do Estado-membro do Conselho de Segurança acerca das propostas para solução da crise da Venezuela, caracterizada pela ofensa generalizada aos direitos humanos da população e ameaça à paz e segurança internacionais. Após a etapa de discursos, foi promovida a negociação entre as delegações (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, África do Sul, Alemanha, Bélgica, Guiné Equatorial, Indonésia, Kuwait, Peru, Polônia, República da Costa do Marfim, República Dominicana), na tentativa de aprovação de uma resolução contendo recomendações ao governo Venezuelano.
 
Ao final das negociações, as delegações apresentaram, por escrito, propostas de resolução, que foram deliberadas pelas delegações dos Estados-membros do referido órgão da ONU. O diretor do curso, professor Me. Aricio Vieira da Silva destacou que a atividade, baseada em metodologia ativa, permitiu o aprimoramento de diversas habilidades e competências (soft skills) pelos acadêmicos. Os alunos do período matutino farão a mesma simulação no dia 19 de novembro, às 10h30, na sala 07 da Faculdade de Direito, com a professora Ma. Fabiana Cintra Sielskis Porto.            
 

Fotos: Faculdade de Direito