Palestra com Camila Achutti abre oficialmente a quarta edição do Enaetec

Publicado em: 29-10-2019


A Universidade de Rio Verde – UniRV realizou nesta segunda-feira, 28, a abertura oficial do Encontro Acadêmico de Engenharias, Administração e Cursos Tecnológicos (ENAE- TEC). O evento é parte integrante do calendário acadêmico dos cursos e conta com palestras e minicursos, com o objetivo fundamental de expansão e aprofundamento do conhecimento nas áreas afins. A empreendedora Camila Achutti foi a atração da noite com a palestra: “Como tecnologia, empreendedorismo e diversidade podem mudar o mundo? ”. A convidada é referência mundial na luta por mulheres na tecnologia e está listada pela Revista Forbes como uma das 30 pessoas com menos de 30 anos mais influentes do mundo.

A mesa de honra foi composta pelo Reitor da UniRV, Dr. Sebastião Lázaro Pereira, Professor Tatão, o presidente do CREA-GO, Francisco Antônio Silva de Almeida, o superintendente de Desenvolvimento Urbano de Rio Verde, Luiz Carlos Fávero, a Pró-Reitora de Graduação, profa. Ma. Helemi Oliveira Guimarães Freitas, os diretores Me. Vinicius Alexandre de Castro (Engenharia Civil), Me. Fabian Correa Cardoso (Engenharia de Software), Dra. Leninne Guimarães Freitas (Administração e Marketing), Me. Alex Anderson de Oliveira Moura (Engenharia Mecânica),  Esp. Ricardo Cruz Padilha (Design Gráfico e Interiores) e o coordenador pedagógico do evento, Me. Giancarllo Ribeiro Vasconcelos.

As atividades vão até 1º de novembro, com os temas: "Revolução 4.0 e Inteligência Artificial"; "Tecnologia e Diversidade"; "Novas Ferramentas e Processos Construtivos"; "Inovação nos Processos Produtivos"; "Produção Mais Limpa e Ecoeficiência"; "Inovações Tecnológicas e Sustentáveis"; "A Quarta Revolução Industrial: Automação, Controle e Energias Renováveis"; "Novas Tecnologias para Engenharia de Materiais e Processos de Fabricação"; e "Revolucionando o Mercado com uma Ideia F#d@".

Sobre Camila Achutti

Camila é formada em Ciência da Computação pela USP e, atualmente, cursa o mestrado na mesma universidade. Antes de fundar a MasterTech, ela já havia feito estágio no Google da Califórnia. Além disso, trabalhou para a Iridescent Learning - uma ONG internacional do movimento maker. A ONG, de educação à distância, tem o objetivo de educar crianças - especialmente meninas - transformando-as em líderes por meio da tecnologia e da engenharia.

Em 2010, Camila lançou o blog "Mulheres na Computação". Ela foi a primeira brasileira a criar um blog que fala da relação entre mulheres e computação. Como muitos textos da área são em inglês, seu blog também foi uma inovação ao permitir que os textos técnicos fossem acessíveis para qualquer falante de língua portuguesa.