Docente publica artigo com fomento da Bolsa Professor Pesquisador da UniRV

Publicado em: 02-10-2019


Doutor e mestre em Ciências da Religião, graduado em Filosofia e em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), o docente da Faculdade de Pedagogia da Universidade de Rio Verde – UniRV, José Reinaldo de Araújo Quinteiro teve o seu artigo “Família, trabalho e religião: a construção do imaginário como inspiração para a realização profissional sob a influência da mulher-mãe” publicado na Revista Emancipação, da cidade de Ponta Grossa (PR).

O artigo é fomentado pelo Programa de Bolsa Professor Pesquisador da UniRV e a publicação foi considerada de nível Qualis B. O trabalho expõe a família, o trabalho e a religião como representações sociais que influenciam a formação do imaginário dos estudantes matriculados no Colégio da Polícia Militar de Rio Verde. O material completo pode ser acessado pelo link.

Resumo do artigo:

Este artigo expõe a família, o trabalho e a religião como representações sociais que influenciam a formação do imaginário dos estudantes matriculados no Colégio da Polícia Militar de Rio Verde. Estas representações foram analisadas indutivamente e levantadas mediante uma pesquisa de campo com 14 participantes, em um contingente 143 estudantes, sendo a família apontada como a principal representação. A construção da pesquisa se deu por meio da aplicação de um questionário sobre as representações sociais e da interpretação de desenhos elaborados pelos pesquisados, tendo como base algumas vertentes teóricas do pensamento de Giddens (1993), Durkheim (1989), Weber (2004ab), Scott (1996), Nolasco (1995), Bourdieu e Passeron (1982). No decorrer desta discussão, fica evidente a questão do empoderamento da mulher associado ao papel do homem nas relações familiares. Em conclusão, verificou-se que a mulher-mãe influencia a formação do imaginário do filho (a) em 42% para o exercício da medicina.