Docentes de Medicina participam de curso sobre o Método PBL

Publicado em: 27-06-2019


Ensinar efetivamente é uma tarefa complexa com altas exigências intelectuais que consiste em uma série de habilidades básicas que podem ser adquiridas, aprimoradas e ampliadas por meio de um processo de formação continuada. Para atender essa necessidade de capacitação permanente dos docentes, a Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde – UniRV realizou, de 24 a 27 de junho, o “I Curso de Problem Based Learning – PBL”.

Durante os quatro dias, os participantes puderam trocar experiências, discutir as ações que serão desenvolvidas no decorrer do semestre letivo, apresentar o sistema de avaliação atual e promover técnicas para engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. O Reitor Dr. Sebastião Lázaro Pereira, Professor Tatão e a Pró-Reitora de Graduação, professora Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas acompanharam o andamento do curso.  

O grande diferencial da Faculdade de Medicina da UniRV é o Método Problem Based Learning ou Aprendizado Baseado em Problemas, que destaca o uso de um contexto clínico para o aprendizado, estimulando o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo e também o estudo individual, de acordo com os interesses e ritmo de cada acadêmico. O aprendizado passa a ser centrado no aluno, que sai do papel de receptor passivo para o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado. Os docentes que atuam como tutores (ou facilitadores) nos grupos têm a oportunidade de conhecer bem os estudantes e de manter contato com eles durante todo o curso.