UniRV sedia 1º Encontro em Residência Pedagógica e 6º Encontro do Pibid

Publicado em: 06-12-2018


As Faculdades de Pedagogia e Ciências Biológicas da Universidade de Rio Verde – UniRV realizaram nesta quarta-feira, 05, o 1º Encontro da Residência Pedagógica (RP) e 6º Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Sob coordenação dos professores Ma. Dulcineia de Oliveira Gomes e Dr. Idalci Cruvinel dos Reis, o evento constituiu-se em um momento importante para a formação pedagógica de docentes ingressantes das diferentes áreas do conhecimento.

O evento contou com a participação da Pró-Reitora de Graduação, professora Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas, que parabenizou todos os organizadores do evento e ressaltou a importância do encontro para a formação pedagógica. “Quero parabenizar aos pibidianos, aos residentes, à coordenação da Residência Pedagógica e do Pibid, bem como aos orientadores e professores envolvidos na realização desse encontro. São dois importantes programas que aproximam cada um de vocês do exercício da docência e dessa linda profissão que é ser Professor”, afirmou.

À ocasião, foram apresentados os resultados dos trabalhos científicos, na forma de pôster e comunicação oral, realizados pelos professores e licenciandos. Ao todo, 96 acadêmicos bolsistas das Capes, 48 residentes e 48 pibidianos participaram do encontro.
 
 
Homenagem a coordenadora do Programa de Residência Pedagógica 


Ainda durante o encontro, professores e acadêmicos prestaram homenagem a professora Ma. Dulcineia de Oliveira Gomes pelos relevantes serviços prestados à formação de Professores para a Educação Básica. A docente se aposenta em 2019 e deixa um legado de muitas conquistas, de acordo com o diretor da Faculdade de Pedagogia, professor Dr. José Reinaldo de Araújo Quinteiro: “Agradeço a professora Dulcineia, prestes à aposentadoria, por contribuir para que o curso de Pedagogia obtivesse a elevação do último Enade para 3,0, sendo estrelado com nota 4 no GE, a mais alta condecoração entre os Cursos da UniRV, alcançando nas últimas eleições o percentual de 86, 53%, a mais alta votação dentre os eleitos para o biênio 2019/2020, tudo isto, sempre pautada na ética, na responsabilidade e no compromisso para com o curso de Pedagogia. Obrigado por fazer parte da nossa história”, afirmou Quinteiro.

Dentre as homenagens da noite, uma apresentação com o Coral Universitário da UniRV, acompanhado ao violão do Maestro Professor Júlio Barbosa, executou clássicos como “Odeon”, do compositor brasileiro Ernesto de Nazareth e a apresentação do acadêmico e poeta Luiz Arapiraca, do 7º período, dedicando-lhe uma poesia em Cordel. “Vou me aposentar com a sensação de dever cumprindo, exercendo as minhas atividades em sala de aula e impulsionando, para o espaço escolar pessoas também com esta garra, porque eles me fizeram amar, a cada dia, o exercício da profissão de ser professor”, ponderou Dulcineia.


Dulcineia de Oliveira Gomes

Graduada e Licenciada em: Ciências Sociais - Universidade Guarulhos, 1979; História - Universidade Vale do Rio Verde, 1982; Pedagogia - Universidade de Franca, 1998; Pós-Graduada-especialista em: História Contemporânea - Universidade Católica de Santos, 1998; Avaliação Institucional - Universidade Estadual de Goiás, 2007; Mestre em História: História Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2001. Atua como docente efetiva na Universidade de Rio Verde desde 2008. Hoje coordena a Residência Pedagógica para os Cursos de Pedagogia e Biologia da UniRV.  
 
 
 
Fotos: Faculdade de Pedagogia