Conheça alguns projetos do Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade de Rio Verde:
 
 
A delimitação do papel da Suprema Corte Brasileira como condição para a consolidação como corte eminentemente constitucional
O Supremo Tribunal Federal (STF) tem como função precípua a guarda da Constituição, que lhe atribui o dever de fiscalização da constitucionalidade das leis. Ocorre que, no Brasil, a Constituição Federal (CF) também lhe conferiu, dentre outras competências, a de funcionar como tribunal de revisão nas questões constitucionais (art. 102, CF). Considerando esse acúmulo de competências em um tribunal que atua em nível nacional, a pesquisa a ser desenvolvida pretende contribuir para a consolidação da competência da Suprema Corte Brasileira, de modo a preservar sua natureza de jurisdição constitucional e assim, evitar a ineficiência jurisdicional por hipertrofia de competência.
 
A sustentabilidade como recurso estratégico para obtenção de vantagem competitiva em empresas do agronegócio
Visando o estudo da vantagem competitiva sob a perspectiva da Visão Baseada em Recursos (VBR), este projeto aborda a sustentabilidade como um recurso estratégico em empresas do agronegócio. O estudo será realizado na cidade de Rio Verde, localizada no sudoeste goiano. O município em questão é destaque no cenário nacional por sua grande produtividade agrícola. Serão analisadas as estratégias empresariais de empresas do setor do agronegócio, líderes na cidade de Rio Verde e que enfatizam a sustentabilidade em seus negócios, assim, surge a indagação: em que condições a sustentabilidade pode ser considerada uma fonte de vantagem competitiva para empresas do agronegócio?
 
 
Acidentes perfurocortantes: conhecimento e prevalência entre acadêmicos de Odontologia da Universidade de Rio Verde
Durante a prática odontológica os profissionais e estudantes estão diariamente expostos a possíveis acidentes com material biológico humano contaminado, os instrumentos usados são na grande maioria cortantes e pontiagudos, fato que facilita uma possível contaminação por perfuração durante o desenvolvimento das atividades clínicas. A exposição acidental com instrumento perfurocortante é considerado o acidente ocupacional mais comum e perigoso envolvendo profissionais da área de saúde. Sabendo de tais riscos, o presente projeto tem por objetivo avaliar a prevalência de acidentes e o conhecimento dos acadêmicos sobre a prevenção e condutas após acidentes com instrumento perfurocortante da faculdade de Odontologia da Universidade de Rio Verde.
 
Adaptação de genótipo de soja convencional em Rio Verde - Goiás
O cultivo de variedades de soja convencional tem sido relevante apesar da crescente demanda por transgênicos, favorecendo os produtores rurais por ser um cultivo de nicho de mercado e possibilidade de maior rentabilidade econômica. A disponibilização de tecnologias relacionadas a variedades melhoradas que apresentam elevado potencial genético se torna cada vez mais necessário e a avaliação destas em diferentes ambientes é de extrema importância para conhecer o potencial de adaptação em função das variações ambientais.
 
 
 
Análise da degradação mecânica do aço ca-50 utilizado em concreto armado submetido em situação de incêndio e resfriado em água
 O aço sempre foi um grande liado da humanidade em diversas atividades, na construçãocivil ele está presente nas estruturas formadas por concreto armado. Sabe-se que os incêndios em edificações são frequentes e muito temidos pelos habitantes da edificação e pelos engenheiros. Estudos mostram que as estruturas de aço quando submetidas a altas temperaturas, mudam seu arranjocristalino inicial, podendo assim resultar em material com propriedades mecânicas indesejadas, sabe-se que as temperaturas obtidas em um incêndio são elevadíssimas e suficientes para danificar a estrutura metálica da edificação, além disso, a forma como o incêncio é controlado (de maneira brusca ou lenta) pode também interferir nos dadnos estruturais. Por fim, tal estudo analisará os efeitos da elevada temperatura e da velocidade de resfriamento do aço CA-50 revestido por concreto e resfriado bruscamente em água.
 
 
 
Análise de energia incorporada no sistema wood frame em unidades habitacionais do município de Rio Verde
Apesar da larga disponibilidade de materiais sustentáveis para o setor da construção civil, atualmente são utilizados materiais com alto teor de energia incorporada, resultando em grande quantidade de CO2 lançados na atmosfera. O wood frame trata-se de um sistema construtivo alternativo, formado por quadros e chapas estruturais de madeira reflorestada. Sua viabilidade é reforçada pela alta eficiência energética, rápida execução, tecnologia e sustentabilidade. Este trabalho busca analisar a energia incorporada do sistema wood frame, comparando à métodos tradicionais e amplamente utilizados no país.
 
Análise da resistência e custo de ligações metálicas confeccionadas por solda e parafuso
Os metais têm cada vez mais ganhado espaço como matéria prima, para a confecção e produção de estruturas. Inicialmente foi utilizado o ferro fundido como matéria prima para as estruturas metálicas, com o avanço dos estudos foram surgindo novas ligas que podem atender as necessidades antes não possíveis. Para que se torne possível a construção de uma estrutura metálica é necessária a realização de ligações metálicas podendo ser elas por parafusos, soldas, rebites entre outras. É de extrema importância os estudos de resistência para as ligações, podendo definir qual o mais viável economicamente e seguro para a operação.
 
 
Análise de parâmetros físico-químicos e biológicos das águas do córrego do sapo em Rio Verde - Goiás
Os centros urbanos possuem uma alta quantia de poluentes ocasionando vários problemas ambientais. Para que se tenha um padrão de qualidade da água, é preciso que seja feito um acompanhamento assíduo. A cidade de Rio Verde, localizada no sudoeste goiano está se desenvolvendo e crescendo com intensidade, nela existem vários córregos, e o que será abordado é o córrego do sapo. Neste, serão estudados pontos diferentes dentro do córrego, analisando parâmetros físico-químicos e microbiológicos, e depois comparados com os parâmetros exigidos pela legislação.